Desenvolvida a partir de um imaginário nostálgico, a ticotico dedica-se à criação de brinquedos que procuram estimular a criatividade dos mais novos, na expectativa de que estes aproveitem o melhor da sua infância.
Desde a concepção das peças até à sua produção, priveligia-se a utilização de materiais ecológicos - a madeira, o papel reciclado e as tintas aquosas - desenvolvendo-se manualmente cada produto.
A ticotico nasce a partir de um conjunto de referências e memórias de infância. Enquanto criança, recordo-me de privilegiar os brinquedos antigos da minha mãe cautelosamente guardados durante anos. Apesar de ter crescido nos anos 90, com os Pinypon, a Barbie e mais tarde as Polly Pocket, lembro-me de não prescindir da mobília de madeira para as bonecas e do fogão feito em chapa metálica. Existia uma certa magia em torno daqueles objectos.
Associada a esta nostalgia, tornou-se importante aliar uma vertente ecológica que está presente em todos os materiais utilizados nas nossas peças. Num mundo massivamente plastificado fez sentido privilegiar matérias primas naturais e consumi-las de forma consciente. Por esse motivo, a madeira utilizada nos nossos brinquedos é oriunda de florestas sustentáveis.Na criação deste enquadramento, tornou-se ainda importante abraçar as técnicas de produção artesanal de brinquedos enraizadas na cultura portuguesa para criar objectos com um design simples e moderno. Esta simplicidade, traduzida na adaptação de formas geométricas, procura estimular a criatividade dos mais novos que, ao pegarem num rectângulo com rodas, podem facilmente assumir o papel do condutor de um autocarro.
Esta brincadeira é ainda mais exacerbada com o facto dos nossos brinquedos virem acompanhados de vários Boletins. O autocarro, por exemplo, traz um boletim de condução no qual se podem escrever os dados do pequeno condutor, brincar com a ideia de renovação do seu próprio boletim e ainda desdobrar uma estrada que acaba por sugerir o princípio de uma viagem.
Com o objectivo de proporcionar este tipo de experiências, a ticotico desenvolve-se a partir de uma pequena oficina de trabalho na qual se desenha, corta, lixa, pinta e monta manualmente cada peça. Com recurso a ferramentas rudimentares, as ideias vão ganhando forma até conquistarem a sua identidade.
Entre as ferramentas que são utilizados na nossa oficina, o tico-tico tem um lugar de destaque. Para além de ser um instrumento útil no corte da madeira, serviu de inspiração ao nome que nos representa. Nesta adequação entre a ferramenta que produz os objectos e a designação que os promove, espelha-se ainda a ideia de repetição e fácil memorização, muito característica da lengalenga presente no universo infantil.Paralelamente ao trabalho que é executado de forma criteriosa na oficina, existe um cuidado especial na escolha dos materiais que se enquadram na produção dos brinquedos. As tintas que utilizamos são ecológicas e respeitam a norma EN71-3, enquadrada na directiva de segurança dos brinquedos da União Europeia. Esta particularidade exclui da sua composição um conjunto de substâncias tóxicas, oferecendo deste modo mais segurança aos nossos brinquedos.